Top 5

Top 5: Filmes Franceses

Eu adoro filmes franceses, pois em geral eles têm como característica o foco nos personagens, o que sentem, o que pensam e como são suas personalidades. Isso faz com que os filmes sejam poéticos e muito mais humanos, pois o protagonista está sujeito a erros como todos nós.

Por isso, decidi listar 5 filmes franceses que eu amo muito e com certeza vocês vão gostar 😉

1- O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain) 2001

amelie-poulain-poster

Eu tinha que começar com este porque é meu filme francês favorito (acho que o de muita gente também).

Amelie é uma garota solitária que nunca teve muitos amigos, pois seus pais acreditavam que ela tinha problemas cardíacos. Um dia em seu apartamento Amelie encontra uma caixa com objetos de infância do antigo morador. Após uma extensa pesquisa na vizinhança, Amelie descobre quem é o dono da caixinha e decidi devolvê-la anonimamente, porém vendo a felicidade que proporcionou ao antigo morador, Amelie decide ter como objetivo de vida fazer pequenas coisas para proporcionar felicidade nas vidas das pessoas que a cercam.

Esse filme é incrível de tantas maneiras que eu poderia ficar horas aqui falando dele, porém vou destacar a fotografia belíssima do filme e a trilha sonora de  Yann Tiersen, que para mim é uma das melhores trilhas sonoras de filme de todos os tempos.

2- Minha Vida em Cor-de-Rosa (Ma Vie en Rose) 1997

ma_vie_en_rose_1997

Minha vida em cor-de-rosa nos conta a história de Ludovic, que apesar de ter nascido biologicamente menino, se identifica com o gênero feminino. A família começa a perceber que Ludovic prefere brincar com bonecas, usar vestidos e sonha em se tornar como as mulheres que vê na Tv. Entretanto, a família de Ludovic  não aceita muito bem a situação e acaba promovendo momentos constrangedores e desnecessários à criança.

Esse filme é excelente, pois nos ensina mais sobre identidade de gênero e nos mostra que o preconceito é sempre o pior caminho. Pois a criança deve encontrar na família um porto seguro, na qual é respeitada e aceita do jeito que é, pois assim estará preparada para enfrentar o mundo fora de casa.

3-  Piaf – Um Hino ao Amor (La Môme) 2007

la_mome

Piaf – Um Hino ao Amor é um filme biográfico da cantora francesa Edith Piaf que foi abandonada quando criança, morou em um bordel, ficou cega, foi descoberta por um caça-talentos, perdeu amores e conquistou milhares de fãs no mundo todo. Mesmo se você não conhece ou não gosta das músicas da Edith Piaf, poderá gostar do filme mesmo assim, pois ele é emocionante e tem fotografia, figurino e maquiagem impecáveis. Destaque para a atuação de Marion Cotillard que chega a dar arrepios de tão parecida com Piaf, o Oscar de melhor atriz ganhado por ela em 2008 foi mais do que merecido.

4- Eterno Amor (Un Long Dimanche de Fiançailles) 2004

Un-Long-Dimanche-De-FiançAilles

Mathilde e Manech são noivos, mas tudo muda quando ele é convocado para lutar na guerra, pois, enquanto estava em batalha, é acusado de automutilação para deixar o exército, sendo assim, condenado à morte. Entretanto, Mathilde não acredita que seu noivo de fato morreu e decidi procurar sozinha por pistas que provem o contrário. Esse filme chega a ser mais um suspense do que um romance, um suspense que te prende e te deixa curioso para saber se Mathilde está certa ou se tudo não passa da vontade dela de encontrar seu noivo, ainda assim, Eterno Amor é muito emocionante e pode te fazer derrubar algumas lágrimas.

5-  Intocáveis (The Intouchables) 2011

The-Intouchables-poster

Phillipe é um homem rico que fica tetraplégico depois de um acidente, precisando de alguém para auxiliá-lo com as atividades do dia-a-dia. Phillipe contrata Driss um ex-presidiário que não tem a menor experiência no assunto, porém, os dois acabam desenvolvendo uma relação de amizade que ajuda Phillipe a voltar a ter alegria de viver e Driss a seguir um caminho honesto e ajudar sua família.

Intocáveis é um filme emocionante que nos ensina a não julgar as pessoas antes de conhecê-las e que pessoas de mundos tão diferentes podem ensinar muito umas para as outras. Sem dúvida um filme que vale a pena assistir!

E vocês, já assistiram algum desses? Tem algum filme francês favorito? Se sim, deixe aqui nos comentários que eu vou adorar saber a resposta. 😉

Anúncios

17 comentários em “Top 5: Filmes Franceses

  1. Oi!

    Dos filmes que você citou já ouvi falar de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, mas não assisti nenhum. Se fosse para escolher um entre os quatro iria assistir Eterno amor, gostei da premissa e do fato de ser um filme emocionante.

    Curtir

  2. Oiii, tudo bem?
    Eu realmente não sabia que Intocáveis era um filme francês e me lembro que chorei um rio haahhahahha eu tenho um amor por filmes assim, mas prefiro legendado sempre quando posso estou assistindo. Recentemente olhei um chamado “Entre os muros da escola” que me fez refletir muito referente da forma que os alunos tratam os professores.
    Beijão

    Curtir

  3. Olá!

    Audrey Tautou ❤ Não vi nenhum desses, mas recomendo os seguintes: Inferno (L'infer), Amar não tem preço (esse eu fico devendo o nome original) e Uma doce Mentira (também fico devendo o original), Paris-Manhattan. Eu vi esses quatro e me apaixonei! Filmes franceses são maravilhosos!!!

    Curtir

  4. Dos filmes indicados eu só assisti Intocáveis. Eu tinha 14 anos e foi na escola. Que filme apaixonante. Até hoje me lembro com detalhes. Final do ano passado até comecei a ver no Telecine mas eu lembro quando eu vi com a turma, todos se emocionando.
    Vou anotar os outros nomes.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s