Dicas incríveis que podemos aprender com mulheres inspiradoras

Amanhã é comemorado o Dia Internacional da Mulher, por isso eu trouxe algumas dicas baseadas nas vidas de grandes mulheres:

1- A bondade é sempre o melhor caminho

audrey-hepburn-1988

Audrey Hepburn foi uma grande atriz de Hollywood, venceu Oscar, Emmy, Globo de Ouro e é reconhecida até hoje como um ícone de beleza dos anos 50/60.Entretanto, poucos sabem o quão generosa e solidária ela era. Na sua juventude organizava espetáculos para arrecadar dinheiro para as vítimas da guerra e carregava mensagens secretas em suas sapatilhas de balé. Quando se aposentou do cinema, dedicou sua vida aos pobres, fazendo viagens pelo mundo como Embaixatriz da Unicef. A atriz sofreu com a depressão, divórcios e abortos, porém nada disso tirou sua vontade de fazer o bem e ajudar o próximo.

2- A Educação é a nossa melhor arma

malala

É triste, mas segundo um relatório da UNESCO de 2015, 121 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola.Malala Yousafzai, garota paquistanesa de apenas 18 anos, quis mudar isso.Quando tinha apenas 11 anos criou um blog para relatar como era sua vida em um país controlado pelo Talibã e desde então se tornou ativista e tem defendido o direito das mulheres de terem educação. Sofreu graves represálias, levou tiros, sofreu ameaças, mas nunca se calou e continuou a lutar por seus ideais. Foi a pessoa mais jovem a ganhar o prêmio Nobel da paz e é considerada uma das pessoas mais influentes do mundo.Quando vemos a história de Malala, lembramos que devemos ser gratos pelas oportunidades que temos e valorizarmos a educação que recebemos, pois só ela é capaz de mudar o mundo.

3- Nunca perca a esperança

Anne-Frank-anne-frank-5856574-502-600

Anne Frank era uma garota de origem judaica que teve que se esconder com sua família no anexo de um escritório quando os nazistas invadiram a Holanda. Anne e seus familiares ficaram confinados por dois anos sem poder sair, por isso Anne passava grande parte do tempo escrevendo aquele que seria um dos livros mais famosos do mundo: “O Diário de Anne Frank”. Mesmo vivendo sob condições difíceis Anne nunca perdeu a esperança e queria se tornar jornalista e ajudar a salvar milhares de crianças que sofriam como ela. Infelizmente Anne teve um triste fim, morreu aos 15 anos em um campo de concentração, mas conseguiu realizar seu sonho, pois seu diário permitiu a criação do Instituto Anne Frank, que tem projetos sociais no mundo inteiro.

4- Não deixe que preconceitos ditem regras em sua vida

MTE1ODA0OTcxNzQ5Mzc3NTQ5

É difícil de acreditar, mas nos anos 50 havia lugares específicos para negros nos ônibus e se os lugares para brancos já estivessem ocupados, pessoas negras deveriam ceder seus lugares para pessoas brancas que estivessem em pé. Até que em 1955, Rosa Parks de 42 anos se recusou a ceder o seu lugar para brancos. Rosa foi presa, teve dificuldades para arrumar emprego, sofreu com humilhações e preconceitos, porém sua atitude desencadeou o “Boicote aos ônibus de Montgomery”, importante movimento contra a segregação racial. Rosa provou não devemos deixar o preconceito alheio estabelecer regras em nossa vida,que somos todos seres humanos e isso deve ficar acima de tudo.

5- Lute pelo que você quer

Mulan

Ok, Mulan é apenas um desenho, porém podemos aprender muito com ele. No filme da Disney baseado na lenda chinesa Huan Mulan, as mulheres tinham apenas o papel de cuidar da casa e serem obedientes aos maridos, porém isso muda quando o pai de Mulan é chamado para lutar na guerra, pois Mulan, que não queria perder o pai, se veste de homem e vai lutar em seu lugar. Eu assisto a esse filme desde criança, mas só agora consigo perceber o quão inspirador e revolucionário ele é. Com Mulan aprendemos que temos que lutar pelo que queremos e que não devemos ter medo de provar que somos seres humanos capazes de conquistar grandes coisas.

E você quais mulheres te inspiram? 😉

Anúncios

2 comentários em “Dicas incríveis que podemos aprender com mulheres inspiradoras

  1. Ótimas recomendações! Estou lendo o livro da Malala e sua história é realmente inspiradora. Outra mulher que acho inspiradora é Brooke Ellison, que ficou tetraplégica quando foi atropelada em seu primeiro dia de aula no sétimo ano, e que mesmo assim, superou todos os obstáculos e se formou em Harvard. Há até um filme produzido por Christopher Reeve sobre sua vida :).
    Beijos!

    Curtir

  2. Li o Diário de Anne Frank e achei muito emocionante. Anne aprendeu muitas coisas nesses dois anos em que ela esteve escondida com sua família junto de outra família e mais um outro homem, uma delas foi perceber o grande valor que existe nas pequenas coisas. Anne conseguiu também realizar o seu sonho de ser uma escritora famosa apenas com seu diário.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s